Informações sobre as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2023

LEI PAULO GUSTAVO

A Lei Paulo Gustavo – LPG (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.

Quem poderá receber os recursos da Lei Paulo Gustavo?

Pessoas Físicas ou jurídicas, grupos, coletivos artísticos, associações e demais proponentes que apliquem projetos audiovisuais e outros projetos culturais que atendam as características e regulamentos dos editais.

Quais ações que a Lei Paulo Gustavo contempla?

  • Produção de audiovisuais;
  • Apoio as reformas, a restauros, a manutenção e a funcionamento de salas de cinema (públicas ou privadas), bem como de cinemas de ruas e itinerantes;
  • Capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e a festivais e mostras;
  • Apoio as demais áreas da cultura que não o audiovisual.

 

LEI ALDIR BLANC (LAB)

A Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. A lei terá vigência de 5 anos e prevê o repasse anual de R$ 3 bilhões da União a estados e municípios para incentivar o setor cultural, com respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.

Quem são os beneficiários da Lei Aldir Blanc?

Trabalhadores da cultura, entidades/coletivos, pessoas físicas e jurídica que atuam na produção, na difusão, na promoção, na preservação e na aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive o patrimônio cultural material e imaterial.

Quais ações e atividades que a Lei Aldir Blanc contempla?

Todas as manifestações artístico-cultural do município, que abrange diversas áreas, como: artes visuais, música popular, música erudita, teatro, dança, circo, livro, leitura e literatura, arte digital, artes clássicas, artesanato, dança, cultura hip hop e funk, expressões artísticas culturais afro-brasileiras, culturas dos povos indígenas, culturas dos povos nômades, culturas populares, capoeira, culturas quilombolas, coletivos culturais nãoformalizados, carnaval, escolas de samba, blocos e bandas carnavalescos e toda e qualquer manifestação cultural.

Para receber os recursos os interessados deverão inscrever em Editais e Chamamento Público que serão lançados pela Prefeitura Municipal.

Fique por dentro, todas as informações serão divulgadas aqui!

 

LEGISLAÇÃO

Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022 – LPG -Lei Paulo Gustavo

Lei n° 14.399 de 08 de julho de 2022 – Institui a Política Nacional Aldir Blanc (LAB)

Decreto n° 11.525 de 11 de maio de 2023 – Regulamenta a Lei Paulo Gustavo

EDITAIS

Edital 001-2023 – LPG Projetos Audiovisual

Edital 002-2023 – LPG Projetos Culturais