• quarta-feira, 29 de março de 2023

Bom Sucesso recebe o Selo da Cidade Amiga do Audiovisual

A Empresa Mineira de Comunicação (EMC) entrega o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual” a 120 gestores municipais de cem cidades mineiras que foram capacitados por meio do programa “Cidade de Cinema”, que trabalha com o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual e o fortalecimento do setor. O evento acontece nesta terça (28), às 14h, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da EMC.

O “Cidade de Cinema” teve início com o cadastro de representantes dos municípios interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC) e contou com a participação das 12 mesorregiões de Minas Gerais. “Queremos apoiar as produções audiovisuais mineiras e consolidar o estado como um importante destino cinematográfico. O cinema nos coloca em uma vitrine e o resultado disso é um salto grande e positivo na cadeia produtiva, da cultura à economia. Esse é um dos objetivos da Minas Film Commission que, sob a gestão da EMC, desenvolve mais essa ação”, destaca Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, instituição que também gerencia a Rede Minas e a rádio Inconfidência.

Com três módulos e mais de 60 horas de aulas, o curso preparou gestores municipais para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em âmbito estadual, nacional e internacional. A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico. “A forte adesão dos municípios ao cadastro comprova como o interior deseja se capacitar e atrair novos investimentos. Essa ação, que envolve inúmeros parceiros como a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) e Associação Mineira dos Municípios, integra o Plano Descentra Cultura, que inclui outras iniciativas de descentralização e interiorização.

O programa já deu resultados. Logo após passarem pelo curso “Cidade de Cinema”, promovido pela EMC, por meio da Minas Film Commission, três cidades do Sul de Minas foram escolhidas para gravações da novela “Amor Perfeito”, da Globo.

Arquivos para download
Data Arquivo