• terça-feira, 27 de junho de 2023

MONITORES DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Diante dos recentes vídeos veiculados em redes sociais, os quais contêm as falas de 2 Deputados Estaduais, vinculados à oposição da atual Gestão, pelos quais são lançadas informações distorcidas e mentirosas sobre a situação relacionado aos “Monitores da Educação Especial” em nosso Município, presta-se os seguintes esclarecimentos:

Em um discurso politiqueiro e desinformado, os referidos Deputados, os quais, diga-se de passagem, apesar de bem votados em nosso Município, nada tem ajudado o Município, não sendo até o momento repassado qualquer emenda ou recursos indicados por eles indicados, principalmente para a Área de Educação, alegam que o Município está se negando a disponibilizar professores e/ou monitores de apoio para os alunos com necessidades especiais da rede municipal de ensino.

Ocorre que, ao contrário do por eles alegado, a Administração Pública Municipal nunca se negou a matricular nenhum aluno com necessidade especial em nossa rede de ensino, muito pelo contrário, foi atual Administração Municipal a que mais disponibilizou esse tipo de atendimento especializado aos nossos alunos.

No entanto, a postura desarrazoada de poucos Pais de alunos de uma de nossas escolas localizada em um Distrito, postura essa provavelmente apoiada por posições de políticos de oposição da Administração, em não aceitarem a nova metodologia de atendimento dos alunos com necessidade de atendimento especial, vem gerando muitas discussões e embates, discussões essas que somente prevalecem pelo desvirtuamento da questão para a seara política, onde alguns oportunistas locais, também como os dois Deputados, sem saber dos fundamentos, tentam denegrir a imagem da Administração, como se essa não tivesse responsabilidade e sensibilidade no atendimento desses alunos.

Ao contrário do divulgado, a Administração Municipal nunca negou matrícula e muito menos o atendimento especial a nenhum aluno do nosso Município, sendo que, justamente para melhorar esse Atendimento Educacional Especial, trazendo mais qualidade para o ensino desses alunos, foi então centralizado todo o atendimento da educação especial nas Escolas Municipais Antônio Roquim e Doutor Libério Soares, localizadas na Sede do nosso Município.

Como já informados para os Pais, a centralização teve como objetivo melhorar o atendimento aos alunos, haja vista que referidas Escolas Municipais são as únicas que possuem atendimento especializado, contando com equipes multidisciplinares, incluindo psicólogos e assistentes sociais, além de possuírem as Salas de Recursos, previstas no artigo 21 da Resolução SEE Nº 4.256/2020, o que permite um atendimento adequado às necessidades dos alunos especiais.

Inclusive, todos os alunos dos Distritos e Comunidades Rurais já vinham para a Sede do Município praticamente dois dias da semana para serem atendidos nessas escolas pelas Equipes Multidisciplinares e também para fazerem o uso das Salas de Recursos.
Além disso, conforme dispõe a RESOLUÇÃO SEE Nº 4.256/2020, as escolas deverão disponibilizar um professor/monitor de apoio para até 3 (três) estudantes, sendo que em situações excepcionais esse número pode ser até maior. Assim a centralização do atendimento também otimizou os serviços, adequando-o à realidade do Município, em especial quanto a disponibilidade de recursos humanos e financeiros para tanto.

Ou seja, a nova metodologia de atendimento, centralizando o atendimento especial nas escolas Municipais Antônio Roquim e Doutor Libério Soares, propiciou a melhoria da qualidade do ensino disponibilizado para esses alunos, atendendo a integralidade do disposto na Resolução SEE Nº 4.256/2020.

Vale dizer ainda que com a centralização do atendimento, foi disponibilizado a todos os alunos com necessidade especial o adequado e necessário transporte escolar, inclusive com a presença de monitores também no transporte, de forma a não dificultar o acesso de tais estudantes a melhores condições de ensino.

Sendo assim, resta evidente que os Nobres Deputados estão totalmente desinformados e apenas estão servindo aos interesses políticos de seus apoiadores locais que, usando da politicagem habitual, tentam denegrir a Administração Municipal e dificultar suas ações, pois são adeptos do “quanto pior melhor pra eles”.

Por fim, diante de todas as informações aqui expostas, a Administração Pública Municipal se manifesta pela total improcedência dos fatos narrados tanto pelos 2 Deputados apoiados pela oposição, quanto pelos oportunistas de plantão. E para eles, em resposta, fica nosso trabalho e dedicação em tornar Bom Sucesso uma cidade ainda melhor e mais igual, onde os que mais precisam sejam ouvidos e atendidos, onde os recursos públicos sejam utilizados para aqueles que mais precisam e não para atender as vaidades pessoais.