• sábado, 26 de julho de 2014
  • Geral

Feira Cultural do Projeto Educar, com Exposição de Fotografias Históricas

Feira Cultural do Projeto Educar, com Exposição de Fotografias Históricas

Feira Cultural do Projeto Educar, com Exposição de Fotografias Históricas

O Clube dos 70 esteve muito movimentado nos dias 01 e 02 de agosto, sendo palco para a “Feira Cultural do Projeto de Educação Patrimonial Educar 2014”. Organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, e em parceria com a Escola Estadual Benjamim Guimarães e Escola Estadual Antônio Carlos de Carvalho.
A abertura da Feira conteve a presença da Prefeita Cláudia Barros, do Vice-prefeito José Eugênio Neto, Secretária Municipal de Educação e Cultura Marilia Andrade Ribeiro Mata, do Presidente do COMPAC, Walter Braga Júnior, de várias outras autoridades, da comunidade escolar e do público em geral. Todos admiraram a brilhante participação da Banda Lira Santa Cecília, as paródias dos alunos e outros trabalhos.
Em dois dias de Exposição, que durou das 9h às 19h 30 min. , um grande público visitou a galeria, montada com trezentas fotos históricas e artísticas, reproduzidas em formato padronizado, por meio das quais as pessoas puderam se transportar ao passado. Também foi exposta a coleção de álbuns de fotografias da Biblioteca Municipal.
Os professores da Escola Estadual Benjamim Guimarães envolvidos no Projeto foram: Christiane do Nascimento, Christiane Valéria e José Carlos Ferreira.
Os professores da Escola Estadual Antônio Carlos de Carvalho, participantes, foram: Cristina Marques Cardoso e Moisés Nathan Silva.
Foram expostos trabalhos sobre Patrimônio Cultural, feitos por alunos das duas escolas. Encantaram o público as belíssimas maquetes de vários bens tombados, tais como: prédio da Prefeitura Municipal; Estação Ferroviária de Bom Sucesso; Estação Ferroviária de Aureliano Mourão; Clube dos 70; Escola Municipal Protásio Guimarães; Escola Estadual Benjamim Guimarães; Capela Cristo Rei e Prédio do Antigo Orfanato Benjamim Guimarães.
Audiovisuais, histórias em quadrinhos e desenhos foram outras atrações.
Duas pessoas que foram destacadas no evento, pois contribuíram para a execução do Projeto, foram: a Senhora Élia Alves Monteiro Pereira, por ter dado uma palestra na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso sobre a história da mesma para alunos da Escola Estadual Benjamim Guimarães; e a Senhora Geralda Silva Santos, que concedeu uma entrevista para alunos da Escola Estadual Antônio Carlos de Carvalho, no Antigo Orfanato Benjamim Guimarães, onde contou-lhes a comovente história de sua infância no local.
O saudoso fotógrafo Augusto Luíz, autor de muitas das fotografias expostas também foi lembrado.
A Feira Cultural do Projeto Educar, com Exposição de Fotografias Históricas foi um evento ímpar em Bom Sucesso.

Galeria de fotos
Comentários