• segunda-feira, 24 de junho de 2013

Notícias Prefeita Cláudia Barros participa de Seminário dos Objetivos do Milênio em Nepomuceno

O evento debateu as ações implantadas para atingir as metas propostas pela ONU

19/06/2013 – Nepomuceno foi sede de um encontro regional sobre os objetivos do desenvolvimento do milênio (ODM), na manhã de segunda-feira, 17 de junho. O evento foi realizado no auditório do CEFET e contou com a presença de autoridades públicas da região, entre elas o prefeito Marcos Memento e o vice-prefeito José Maria de Oliveira.

O objetivo do encontro foi identificar as pequenas ações que os municípios realizam para atingir as oito metas do milênio e avaliar a situação na região. Na oportunidade, foi formado o Núcleo Regional Sul Minas I e nos próximos meses acontecerão diversos debates e ações para monitorar essas metas, bem como implantar programas e projetos para melhorar os índices dos municípios.

“Para nós foi um grande orgulho se tornar uma referência para a realização desse seminário. Os municípios já contam com diversas atividades, através dos programas de governo e as secretarias participam diretamente no acompanhamento dos objetivos do milênio. Precisamos fortalecer nossas parcerias e ampliar os projetos para oferecer melhorias e, quem sabe, obter o reconhecimento de nossas ações”, comentou o prefeito Marcos Memento.

A representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Girlene Reis, orientou os presentes sobre a participação no prêmio ODM Brasil e afirmou que os municípios devem avaliar os índices de forma mais minuciosa. “É preciso fazer adesão à Agenda de Compromissos da ODM e, assim, efetivar a participação nessa missão. Nós queremos sensibilizar os municípios para que eles identifiquem suas dificuldades e busquem melhores resultados”, explicou.

Durante o encontro, a representante da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Flávia Alves, anunciou o Prêmio ODM Minas Gerais e convidou os presentes para participarem do lançamento desse prêmio no dia 5 de julho, em Belo Horizonte. O vencedor do Prêmio ODM Brasil em 2012, o ex-prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, ainda demonstrou aos presentes as ações realizadas em sua gestão junto à comunidade para obter o prêmio.

O evento ainda contou com a presença do prefeito de Cristais, Wenceslau Ribeiro de Castro; prefeita de Bom Sucesso, Cláudia do Carmo Martins de Barros; vice-prefeito de Coqueiral, Esdras dos Reis Rocha, além dos vereadores Francisco Ricardo Gattini, Marcelo Augusto Vilas Boas Alves e João Alfredo Guedes, de Nepomuceno, além de representantes de Santo Antônio do Amparo e Perdões.

Os Oito Objetivos do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, são: erradicar a pobreza extrema e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Esses objetivos devem ser atingidos até 2015. Confira a situação real de Nepomuceno em relação às metas, com base no Censo do IBGE de 2010, através do site www.portalodm.com.br.