• terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Alerta Sobre a Importância do Combate a Dengue

SMS Bom Sucesso – MG

Alerta para a necessidade do combate contínuo ao Aedes aegypti

Com o Índice de Infestação do LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) estando em 3.5% , o município de Bom Sucesso se encontra em médio risco. As ações contra o Aedes aegypti precisam acontecer de forma contínua com a participação tanto do poder público, quanto da população.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do controle de endemias, alerta a população para a importância do combate ao mosquito transmissor de diversas arboviroses, como a dengue, a zika, chikungunya e até a febre amarela.

Com o aumenta do volume das chuvas, é preciso estar atento em relação a tudo que possa acumular água nos arredores e no interior da residência, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Muita atenção, pois grande parte da comunidade recolhe água da chuva, o que causa grande risco a população em geral.

De acordo com os LIRAa de janeiro 2022 realizado no município os focos foram encontrado na residências (dentro da casa e quintais das casas). Por isto é importante que as pessoas procurem averiguar seus quintais e verificar tudo o que, por ventura, possa acumular água, seja um saco plástico, um descartável e tantos outros recipientes que podem acumular água e virar foco do mosquito. Também é importantíssimo verificar as calhas ou qualquer depósito em cima das casas que possa acumular água. Orientamos que as caixas d’água sejam cobertas com telas protetoras, que costumamos colocar nas janelas.

Embora algumas pessoas acreditam que apenas as casas do vizinho podem ter focos do Aedes aegypti, todas as  casas e apartamentos também existem lugares que podem acumular água e se tornar criadouros, como potes de água para animais, floreiras em varandas, reservatório de água para pássaros, dependência das áreas de lazer pouco utilizada (pia e vasos sanitários), área de serviço (atrás da máquina de lavar roupa), aparador de água de filtros de parede, hortas e vasos nas janelas e sacadas, piscinas, churrasqueiras, bromélias em jardins, banheiros e copa.

Ao longo do ano são realizadas atividades de prevenção e controle ao mosquito com visitas domiciliares para orientação e controle com larvicida, além da realização do Levantamento de Índice Rápido de Infestação, que indica as áreas de risco e os principais criadouros, conscientizar sobre importância de eliminar os focos do mosquito, e evitar a proliferação do mosquito. As ações integradas e simultâneas, com todos os setores do poder publico, mobilizam secretarias, departamentos, instituições e população em geral.

A participação da população é imprescindível: em nosso município todos os focos do Aedes Aegypti foram encontrados dentro das residências”. Os exemplos que temos espalhados pelo país, em vários os municípios que conseguiram controlar o Aedes, houve a participação da população com os poder publico
 Por isso, é importante semanalmente inspecionar a casa e eliminar os focos.

Fique atento a tudo que possa acumular água, aqui em Bom Sucesso todos os focos estão nas residência, se cada um cuida de sua casa não deixando água parada vamos conseguir o combate ao mosquito que transmite dengue, zika Chikungunya e Febre amarela.

Lembre-se sua casa sua responsabilidade.