• sexta-feira, 20 de outubro de 2023

PROGRAMA MUNICIPAL DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS É UM SUCESSO!

A primeira castração municipal gratuita de Cães e Gatos, organizada em Bom Sucesso  pela Secretaria Municipal de Saúde em parceira com entidades  e voluntários, realizada nos dias 23 e 24/09 e 07 e 08/10, superou as expectativas. Ao todo foram atendidos mais de cem animais nos quatro dias de campanha. Os trabalhos  foram coordenados pelos profissionais capacitados da equipe de Vigilância em Saúde por meio do Programa Municipal de Esterilização de Animais Domésticos.

“A castração é uma decisão importante para a saúde dos cães e dos gatos, garantindo melhor qualidade de vida e longevidade. Além disso, evita fugas, agressividade, marcação de território, tumores, infecções, ninhadas indesejadas e, por fim, o abandono de filhotes e a proliferação de doenças compartilhadas entre animais domésticos e humanos.  Essa é uma ação, que a gestão pública não se faz sozinha, toda sociedade é parceira nesse trabalho e estamos muito felizes com o sucesso  que foi  alcançando nessa  castração”,  considera a atual administração.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Iramir Maria da Conceição Santos, “Esse é um serviço essencial para o necessário controle das populações de cães e gatos que circulam pela cidade, bem como ao estímulo a posse responsável.  A curto prazo, a esterilização reprodutiva é uma das ações mais efetivas e utilizadas em cães e gatos afim de controlar o crescente número desses animais e as consequências desse aumento no impacto à saúde pública do nosso município”.