• quinta-feira, 20 de julho de 2023

PREFEITURA DE BOM SUCESSO FAZ PROGRAMA INÉDITO PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS

O primeiro empreendimento imobiliário realizado pela Prefeitura de Bom Sucesso em Parceria Público-Privada com a empresa EMBRAR – Empreendimentos de Baixa Renda SPE Ltda. de Belo Horizonte, esta sendo um verdadeiro sucesso.

Ao todo está sendo construídas 56 casas com dois quartos, para famílias de baixa renda no Bairro Aparecida, que foram comercializadas no valor máximo de R$ 88.000,00 (oitenta e oito mil reais), financiadas pela Caixa Econômica Federal, sendo que muitas famílias já receberam suas casas e todas as moradias já foram vendidas.

A Parceria Público-Privada municipal de habitação é uma inovação da prefeitura para aumentar a oferta de moradias na cidade, que conforme levantamento realizado pela Secretária Municipal de Planejamento tem um déficit habitacional estimado em 506 domicílios, dos quais 322 se referem às necessidades das famílias com renda bruta mensal de até dois salários mínimos.

Para viabilizar a construção das moradias, o Município faz a venda de imóveis urbanos não edificados com encargos dos terrenos públicos ociosos há a preço simbólico a construtora para executar as obras, com o objetivo de impulsionar a habitação na cidade com a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social destinado as famílias de baixa renda com valores reduzidos e financiados, e uma das exigências é que todas as ruas possuem toda infra estrutura como: pavimentação, água, luz, esgoto e coleta regular de lixo.

Na segunda etapa do Programa serão construídos mais 64 apartamentos com dois quartos, numa parceria entre o Município e COHAB, também financiados pela Caixa Econômica Federal na Avenida Juscelino Kubitschek no Bairro Palmeiras, cuja licitação será publicada pela prefeitura nos próximo dias, sendo a unidade comercializado ao preço máximo de R$ 112.000,00 (cento e doze mil reais) e a execução do empreendimento terá o prazo de entrega no máximo em 24 meses.

O Programa completo prevê a construção de 180 novas habitações e investimentos de R$ 10.000,000 (dez milhões de reais), a serem realizados pela iniciativa privada, e já é um grande começo para a redução do déficit habitacional hoje existentes, já que nas últimas gestões anteriores, não foram construídos nenhum empreendimento visando a população de baixa renda.
“O foco principal da nossa Gestão agora, entre outras prioridades é ofertar moradias de qualidade e a preços acessíveis para a população e, com esse grandioso programa, teremos a oportunidade de tirar muitas famílias do aluguel. Enfrentamos um processo árduo e cheio de desafios para que, hoje, pudéssemos estar realizando este novo ciclo de construção de moradias para as pessoas de baixa renda”, declarou o prefeito Luiz Cláudio da Mata.