• sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Combate ao mosquito Aedes Egypti

Informativo Dengue 2016.
Secretaria Municipal de Saúde de Bom Sucesso.
Sexta – Feira – 19/02/2016

A secretaria municipal de saúde do município de Bom Sucesso informa que após a confirmação do 1º caso de Dengue, realizou um trabalho de bloqueio na área onde se confirmou o caso. Foram 92 casas trabalhadas com bombas costais motorizadas, tratamento focal, remoção e eliminação dos criadouros e colocação de capas em varias caixas d água.

Agente de Endemias realizando bloqueio.

Os trabalhos de visita nos domicílios em outros bairros estão em continuidade pelos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias que realizam o tratamento com larvicida e eliminam possíveis criadouros.
A atenção deve ser redobrada, pois com o período das chuvas freqüentes vários recipientes podem acumular água.

Os moradores precisam ficar atentos a tudo pois a maioria dos focos estão dentro das residencias.

TIRE 10 MINUTOS CONTA A DENGUE E TOME UMA ATITUDE.

Esclarecimento Pyriproxifen 0.5G.
e
Pontos Estratégicos.

O controle de endemias esclarece que realiza quinzenalmente o tratamento em vários pontos estratégico da cidade.
Estes pontos estratégicos são locais onde se avalia a maior possibilidade de proliferação do mosquito Aedes Aegypti como por exemplo:
Ferro Velho, Borracharias, Praças, empresa de reciclagem, depósitos de matérias recicláveis e todos os locais com grande quantidade de recipientes que possa acumular água.
Nestes locais realiza-se o tratamento com o larvicida Sumilarv 0.5G que é um inseticida – larvicida, regulador de crescimento de insetos, tendo como mecanismo de ação a inibição do desenvolvimento das características adultas do inseto (por exemplo, asas, maturação dos órgãos reprodutivos e genitália externa), controlando larvas de insetos vetores dentre os quais o mosquito Aedes Aegypti (Vetor da dengue, chikungunya e Zika vírus), produto este distribuído pelo ministério da saúde ao estado e municípios.
Portanto esse produto tem pouco efeito sobre a mortalidade de larvas, sendo esse efeito verificado em pupas e na inibição de emergência do adulto.
Em alguns desses locais o tratamento é realizado com UBV costais que são bombas motorizadas e com capacidade de jogar inseticida cobrindo uma grande área que se julgue necessário.
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias visitam regularmente as residência onde também realizam o tratamento com larvicida e o tratamento preventivo onde eliminam os focos do mosquito, verificam os pratos nos vasos de plantas, ralos de banheiros, tonéis, latões em especial aqueles utilizados para armazenamento de água, piscinas, bandejas de ar condicionado e de geladeiras, tudo que possa acumular água tratando ou eliminando.
OBS: Os moradores precisam ficar atentos a tudo que possa acumular água parada principalmente nas residências, pois são nelas que se encontra a maiorias dos focos do mosquito.

Fonte. Endemias São João Del Rei.
Resp. José Fagundes Vilela