• quarta-feira, 18 de março de 2015

Banda Municipal Lira Santa Cecília tem nova diretoria

No dia 18 de março, aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária da Banda Municipal Lira Santa Cecília, no Salão nobre Maurício de Pádua Souza do Paço Municipal para tratar dos seguintes assuntos:
Reestruturação, esclarecimento e justificativa das ocorrências e ausências encontradas no processo de regularização dos registros junto ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Bom Sucesso/MG;
Esclarecimentos sobre as providências determinadas na sentença do processo de dúvida nº. 0080.14.000254-6;
Discussão e deliberação sobre alterações estatutárias;
Eleição e posse da Diretoria e do Conselho Fiscal e Artístico para o mandato de 2 anos.

Na eleição da nova Diretoria da Banda Municipal Lira Santa Cecília foram empossados os seguintes membros:
Presidente_ Marineusa Júnia de Almeida  Teixeira
Vice-presidente_ Sônia Leonel  de Oliveira Carvalho
1ª Secretária _ Simone Aparecida dos Santos Balbino
2º Secretário _ Heliomar  da Mata Santos
1º Tesoureiro_ Maurício Hemetério  de Andrade
2º Tesoureiro _ Elson Sebastião da Silva
Conselho Fiscal e Artístico
1-David Gilmar Braz Carneiro
2- Samuel Ribeiro Júnior
3- Evaldo José Carvalho
4- Mauro Célio de Souza
5- Pedro Luiz de Oliveira
6- Leonardo Lara Oliveira
Também estiveram presentes na assembleia, o Vice-prefeito José Eugênio Neto e o  Chefe de Divisão de Cultura Rômulo César de Almeida.
A presidente Marineusa declarou estar muito entusiasmada e se comprometeu a fazer o melhor pela Banda. Rômulo Almeida também se prontificou a ajudar no que for possível e sugeriu a criação de um evento para angariar fundos para a Banda, já que agora, com a situação definida judicialmente será possível traçar metas para melhorar a instituição cada vez mais, e declarou que o conhecido dinamismo da  atual presidente será muito importante nesse processo.
Nos últimos dois anos, embora tenha  continuado com suas atividades,  graças em grande parte ao empenho e dedicação do maestro  colaborador  José Paulo Amaral, a  Banda passou  por dificuldades, devido a problemas com a documentação, que a impediram de receber subvenção municipal. Problemas que foram levados ao cartório pela Divisão de Cultura para análise. Um fato  ocorrido em especial foi o aparecimento de uma Lei Municipal de 1983,  que autorizava a Prefeitura a entrar em entendimentos com a diretoria da Banda para que a mesma fosse encampada pela Prefeitura. Tal documento  suscitou dúvidas quanto a natureza jurídica da Banda, se ela seria municipal ou  verdadeiramente de natureza privada, como vinha sendo tratada ao longo dos anos. Este fato foi fundamental para que toda a documentação fosse encaminhada ao Juiz.
Finalmente o Juiz determinou que a instuição tem personalidade jurídica de direito privado, e como a centenária Banda Lira Santa Cecília, fundada em 1903, adquiriu o “Municipal” como resultado da fusão com a outra Banda chamada “Banda Municipal”, a nova diretoria decidiu que este nome deverá ser retirado e que o estatuto deverá ser alterado, nos moldes de Associação privada. Também não haverá membros indicados pela Prefeitura ou pela Câmara Municipal.
Esperamos que hoje e sempre a Banda continue escrevendo a sua história com brilhantismo e competência como sempre fez e que continue encantando a todos, sendo sempre um orgulho para nossa terra.