• terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Arterapia: Para além das portas de uma instituição asilar

“Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida…”
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, enfatiza que: uma sociedade jamais será inteiramente justa e, sobretudo, digna, se não for capaz de oferecer às pessoas mais velhas a atenção, o respeito e os cuidados que elas merecem e necessitam. Dentro dessa perspectiva, a Prefeitura Municipal de Bom Sucesso MG junto à Secretaria de Saúde, em parceria com o Asilo São Vicente de Paulo vêem realizando diversos projetos, tendo por objetivo à promoção da saúde e do  bem estar social dos idosos.
O projeto caminha dentro dos princípios de atuações do NASF (Núcloes de apoio à saúde da família) e segue sob os cuidados da psicóloga Bárbara Almeida Oliveira CRP04/41336, que atua com amabilidade e conta com recursos e ferramentas técnicas que possibilitam a adesão e satisfação dos pacientes envolvidos neste projeto. Atua-se no campo da Arterapia (diretamente ligada à psicologia), dentre os projetos realizados neste campo, encontram-se:
Cinema na Vila –Inaugurado em novembro, o “Cinema na Vila” veio com a proposta de entreternimento e socialização. O objetivo desse projeto ao apresentar filmes com diferentes temáticas (a exemplo: documentários culturais, animações, etc.) é a promoção feita por mediações midiáticas, de  emoções, sensação de liberdade, aventura. Busca-se também a promoção do sentimento de pertencimento desses idosos junto aos produtos da cultura.
Quem dança seus males espanta- Com a coloboração do aluno do 3º ano do ensino médio da E.E. Benjamim Guimarães, Jonathan W. Almeida (participante de um grupo de dança), ocorreu no mês de dezembro envolvendo tema, coreografia e rítmo,  o especial “Músicas havaianas”. Foram distribuídos colares temáticos e foram apresentados slides com paisagens praianas. Em grupo, após a dança, trabalhou-se à reconstrução da memória, lembranças e vivências da infância, juventude, da antiga morada etc., em compartilhamento uns com os outros.
Guirlanda para o Natal – A primeira proposta de artesanato  neste espaço assilar, foi as “Guirlandas para o Natal”. Esse trabalho enquadra-se dentro da proposta terapêutica da arterapia, visto que, atráves da produção artística promove-se a autoestima, a convivência em grupo, o bem estar social e pessoal. Ao produzirem arte sentem-se úteis e dão asas à imaginação. Arte faz bem ao coração!
Nas palavras da psicóloga Bárbara Almeida Oliveira (2015): “O objetivo desses projetos é terapêutico, baseiam-se na promoção enriquecedora da qualidade de vida de cada paciente, o ato de criar em arte é refletir, ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a autoestima, lidar melhor com os sintomas do stresse, experiências traumáticas, desenvolver habilidades sociais (trabalho em grupo), recursos cognitivos, emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer astístico.”
O projeto está sendo realizado todas as quatas, quintas e sextas-feiras de 08: 00 hrs às 11h30 hrs.
Prefeitura Municipal a serviço do cidadão!