A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e o grande Encontro de Congadeiros.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e o grande Encontro de Congadeiros.
No dia 8 de novembro, domingo, Bom Sucesso mais uma vez sediou o Encontro de Congadeiros na Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Foi um grande acontecimento que reuniu grupos das seguintes cidades: Ibituruna, Lavras, Santo Antônio do Amparo, Arcos, Resende Costa, Divinópolis e também o Distrito de Macaia.
Foi um dia inteiro de festejos, partindo da alvorada. De acordo com a tradição, eles se reuniram na sede do Rosário para o café da manhã, mais tarde o almoço e, logo após, saíram pelas ruas principais da cidade com suas danças características. Já na Praça da Padroeira os congadeiros se apresentaram um a um, anunciados pela jovem Cristiane Aparecida Santos Pio, secretária da Irmandade e filha do senhor Antônio Pedro Pio (senhor Ninico), que é o Capitão- Mor. Ele esteve ausente por motivo de força maior. O Capitão responsável por receber as guardas foi Mateus Antônio Ferreira. O Presidente da Irmandade é o senhor Antônio Faria. Na praça foram aplaudidos pelo público que os aguardava, inclusive pela Prefeita Cláudia Barros que foi prestigiá-los como de costume.
Os batuques pareciam estremecer a cidade e o coração dos espectadores, enquanto o maravilhoso som ecoava pelos ares. Aqueles que estavam presentes ficaram visivelmente encantados com a apresentação que foi além de uma bela performance , pela força da tradição que carrega, que nos remete ao passado, às nossas raízes e não nos deixa esquecer a imensa contribuição dos negros na construção deste país. Trata-se ao mesmo tempo de uma manifestação tão viva, tão genuína e rica que é inconcebível a relutância de muitos em não reconhecê-la como tal.
Em seguida os congadeiros saíram em procissão até a Igreja Matriz onde foi celebrada a Missa Conga . Então, os congadeiros, seguindo o ritual de cantos em diversos momentos específicos, tornaram mais emocionante a celebração feita pelo Padre William Bruno Neves.
Após a celebração o grupo seguiu para a Praça do Rosário, onde aconteceu o descimento dos mastros no local onde em outros tempos existiu a Igreja do Rosário, demolida em 1967; mas a festa manteve seu encanto desde então, devido ao elemento humano que se renova, mas conserva os costumes, e com certeza irá continuar , sendo a prova disso, a participação de crianças nos grupos de congado.
Uma demonstração de fé unida à beleza artística presente no figurino, no canto e na dança, e em tudo aquilo que nos mostrou mais uma vez a grande força da tradição do Congado.
Comentários