• terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

SEGURANÇA PÚBLICA

A Administração Municipal, diante de manifestações equivocadas, em redes sociais, divulga as informações que se seguem, com o objetivo e prestar esclarecimentos à população, como se segue:
Entendemos que a segurança pública é responsabilidade do poder público (União, Estados e Municípios) com a colaboração dos cidadãos. Contudo, a obrigação direta e constitucional  está atribuída aos Estados. Portanto, cabe ao Estado manter e equipar as polícias militar e civil;
Também cabe ao Estado suprir a necessidade de nomeação de seus efetivos;
O Poder Executivo Municipal, embora não seja o responsável direto pela segurança púbica, não se esquiva à responsabilidade de zelar por seus cidadãos. No decorrer do mandato 2013/2016, foram realizadas várias audiências públicas sobre o tema;
Essas audiências públicas contaram com a presença de representantes do Poder Legislativo (vereadores), da Polícia Civil e da Polícia Militar e de cidadãos do município. Foram também convidados representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público;
Apesar de amplamente divulgadas as audiências não contaram com participação considerável de munícipes. E, se houvesse tido maior participação,  evidentemente demonstraríamos mais força para as reivindicações;
Uma de nossas reivindicações ao Governo Estadual da época, foi  a instalação da SUAP (Subsecretaria de Administração Prisional) em Bom Sucesso. Essa ação permitiria que a guarda da delegacia fosse feita por agentes específicos. Assim os policiais militares responsáveis por estas atribuições estariam disponíveis para o policiamento das ruas. Infelizmente,não conseguimos nem ao menos 1000 (mil) assinaturas.
 A Prefeitura mantém convênios com as Polícias Civil e Militar, através dos quais garante:
Disponibilização de funcionários para as mesmas;
Materiais em geral;
Combustível;
Locomoção sempre que necessário;
Manutenção de veículos;
Água, telefone, internet, dentre outros.
     Concordamos com as afirmações de que já não temos a tranquilidade de outros tempos. Realmente a situação é muito diferente. Mas, infelizmente, este não é um problema exclusivo de Bom Sucesso. Basta observarmos a região para percebermos que em comparação a outros municípios a nossa realidade não é a pior.
     Segundo dados das chefias das duas polícias, Bom Sucesso apresenta uma situação de controle da violência e eventos desta natureza bastante razoável.
     A Polícia Militar tem realizado reuniões, nos bairros, com o objetivo de orientar os cidadãos a assumirem atitudes de maior segurança. Afinal, se não temos um número grande de policiais e se a demanda é grande em todas as regiões, é preciso que ajamos de forma coerente. Nessas reuniões, os policiais orientam justamente, neste sentido, como por exemplo, que se evitem lugares isolados principalmente em horários de pouco movimento.
Alem disso, a organização e segurança que forma presenciadas durante os eventos de carnaval em Macaia e em Bom Sucesso, demonstraram que a Administração Municipal está atenta ao cuidado que deve ter com seus munícipes.
     Portanto, as afirmações de que o povo está abandonado pela administração municipal, que não há interesse e preocupação com a população demonstram falta de conhecimento da realidade.
   Realizaremos novas audiências públicas sobre o tema. Seria muito interessante que a população se conscientizasse da importância de sua participação. Afinal, somos limitados e sem a  cooperação de todos, governo algum conseguirá resolver todos os problemas.