Foi dada a largada para se introduzir Bom Sucesso e Ibituruna na rota do Turismo Rural!!!

É um processo de seis meses, mas com a consultoria da Instrutora Cláudia Ferolla do Sistema FAEMG/Senar MG, tudo será mais fácil.

Entre 27/02 a 03/03, Cláudia começou a explorar os encantos dos dois municípios. Nesse período, foram realizadas visitas a produtores rurais, estabelecimentos comerciais e pontos históricos. A instrutora também conheceu um pouco do trabalho dos nossos artesões e de nossas quitandeiras.

Além disso, foram realizada diversas entrevistas com aqueles interessados em participar do programa.

Deve-se ter em mente que o turismo rural surge como forma alternativa de renda, um negócio que proporciona aos proprietários rurais manterem suas propriedades produtivas, além de gerar empregos à população local. Também desperta a consciência e compreensão ecológicas, transformando os moradores, de forma espontânea, em agentes conservadores da natureza, sobretudo à medida em que percebem o turismo como fonte de economia. Corresponde a uma forma de lazer saudável, com consciência ambiental, na qual valores culturais e regionais são resgatados e valorizados.

Muitas são as experiências bem-sucedidas por todo o País, onde proprietários rurais e outros empreendedores com interesses em comum formam grupos para facilitar e promover o incremento da atividade, e assim fortalecem a governança local em prol do turismo rural. Essa articulação com base local é fundamental para possibilitar uma melhor convergência de interesses que contemplem as reais necessidades da comunidade e atores locais; isso motiva o engajamento em torno de uma causa que tem como objetivo estimular a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem ou trabalham em um destino turístico potencial ou consolidado.

Secretaria de Cultura e Turismo de Bom Sucesso