ALERTA PARA CUIDADOS CONTRA DENGUE NO CARNAVAL

Secretaria Municipal de Saúde de Bom Sucesso – MG

Alerta para cuidados contra dengue no carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta com recomendações contra possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti – que transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya – para pessoas que forem viajar e para os visitantes em nossa cidade durante o período de carnaval. A preocupação é de que o ciclo de reprodução do vetor – do ovo até a forma adulta – leva apenas em média uma semana.

O principal pedido é para que os viajantes e visitantes façam uma vistoria para eliminar os recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito antes de saírem de suas casas ou quando chegarem para a festa.

O ciclo de reprodução do mosquito pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo no curto período d festa, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda do apartamento, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. É importante verificar se a caixa d’água está vedada, a calha totalmente limpa, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo, entre outras pequenas ações que podem evitar o nascimento do mosquito.

Os ovos do mosquito podem ficar aderidos às laterais internas e externas dos recipientes por até um ano sem água. Se durante este período os ovos entrarem em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça e, consequentemente a transmissão. Por isso, é necessário lavar os recipientes com água e sabão, utilizando uma bucha.

É importante ficar atento também com a área externa de casa e condomínios, além das piscinas durante esse período, que devem ser mantidas cobertas e com a manutenção periódica. Outras recomendações da Secretaria Municipal de Saúde  incluem a limpeza de ralos e canaletas externas, as lonas usadas para cobrir objetos devem ficar bem esticadas – para evitar formação de poças d’água.

Gestantes – Outra recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que durante o período do Carnaval as mulheres grávidas devem manter os cuidados de proteção contra o Aedes, como usar repelentes indicados para a gestação, proteger-se da exposição de mosquitos, manter portas e janelas fechadas ou teladas, e, sempre que possível, usar calça e camisa de manga comprida.

Bom Sucesso/MG, 01/03/2019