Perfil Atual Dos Casos Confirmados De COVID-19

Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos casos confirmados e ativos de COVID-19 no sistema de informação e agravos de notificação do município de Bom Sucesso – MG, no dia 13/01/2021.

Metodologia: Análise de dados da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Apontamentos: paralelo do aumento do número de casos x perfil dos contaminados x fontes de transmissão.

Discussão

Conforme levantamento epidemiológico, a maioria dos nossos casos, tratam-se de mulheres, assintomáticas, com faixa etária até 60 anos. Os PSF’s com maior número de infectados é da região central e do Barreiro. A prevalência dos pacientes positivados, no momento, alegam a contaminação nas confraternizações do final do ano (Natal ou Réveillon).

Conclusão

Concluímos que a maioria das contaminações ocorreram em blocos, ou seja, integrantes das mesmas famílias, nas confraternizações do final do ano, conforme relato dos próprios pacientes positivados.

Justificamos assim, a continuidade do funcionamento dos serviços não-essenciais, por não se tratarem de uma problemática para o município, até o presente momento.

Entendemos a apreensão dos munícipes, mas continuamos em alerta, estudando os casos e tal medida pode ser alterada a qualquer momento, sem aviso prévio.