Boletim Epidemiológico Covid 19- Secretaria Municipal de Saúde (24/01/2021)

A Prefeitura Municipal de Bom Sucesso junto ao Comitê de Combate ao Coronavírus comunica à população que hoje não diagnosticamos nenhum paciente com Covid-19. Continuamos com nossas 4 (quatro) internações, sem alterações no quadro clínico. Recebemos 11(onze) resultados de RT-PCR negativos. A dificuldade para respirar, associada à febre e tosse, é um dos principais sintomas da Covid-19.

O problema é que a falta de ar também é um dos principais sintomas dos transtornos de ansiedade, sendo nesses casos mais episódicas, inconstantes e não se alteram com pequenos esforços. Nos casos de crises de síndrome do pânico, a sensação de falta de ar pode durar até 30 minutos, a respiração fica mais curta e pesada. Por isso é aconselhável as pessoas que já são ansiosas ou possuem transtornos emocionais, evitarem acompanhar os noticiários sobre o Coronavírus com tanta freqüência.

Já o paciente com Covid-19, pode sentir exaustão ao subir alguns degraus, mudar de posição, ou tomar banho, por exemplo. Outro sintoma que pode distinguir a Covid-19 da crise de ansiedade é a febre. A ausência de febre, de um modo geral, pode sinalizar que a falta de ar é mais associada à ansiedade, especialmente no caso de um paciente que já tem diagnóstico de um transtorno ansioso. Claro que não é uma regra, às vezes o paciente pode estar com Covid-19 e não apresentar pico febril. O recomendável é ao começar com a sensação de “falta de ar” tentar acalmar-se e focar na inspiração e expiração, caso não seja eficiente, dirigir-se ao pronto atendimento da Santa Casa para uma melhor avaliação.

Denúncias do descumprimento das medidas adotadas podem ser feitas nos telefones (35) 3841-1206 ou (35) 99911-1209. É hora de pensar coletivo, sem histeria e sim com consciência.

Boletins Informativos Mês de Março/2020

Boletins Informativos Mês de Abril/2020

Boletins Informativos Mês de Maio/2020

Boletins Informativos Mês de Junho/2020

Boletins Informativos Mês de Julho/2020

Boletins Informativos Mês de Agosto/2020

Boletins Informativos Mês de Setembro/2020

Boletins Informativos Mês de Outubro/2020

Boletins Informativos Mês de Novembro/2020

Boletins Informativos Mês de Dezembro/2020

Boletins Informativos Mês de Janeiro/2021

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde atualizaram, neste domingo (24), os dados sobre a situação da Covid-19 no Brasil. Veja os números do último levantamento com as mortes nas últimas 24 horas:

• 592 óbitos nas últimas 24 horas;
  • 28.323 casos confirmados nas últimas 24 horas;
  • 217.037 mortes;
  • 8.844.577 casos confirmados;
  • 7.594.771 recuperados (até 22/01, às 18h20).

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o novo coronavírus já infectou mais de 99 milhões de pessoas em todo o mundo, um marco alcançado apenas dez meses após ter surgido na cidade chinesa de Wuhan. O número de mortos por Covid-19 no mundo ultrapassou 2 milhões em 15 de janeiro. Por outro lado, mais de 54 milhões de pessoas já se recuperaram da doença.